Muito obrigado pelo acesso!

A maior justificativa para a existência deste, está no fato de que sinto-me impulsionado a escrever e partilhar aquilo que de mais íntimo brota do meu ser. Acredito ser um dom que Deus me deu. Se algum dia este impulso me faltar, faça orações por mim, pois já estarei diante d'Ele.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Saúde Pública: Uma questão de coerência.

Em sua 49ª edição, a Campanha da Fraternidade de 2012 é lançada com o tema:"FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA" e o lema: "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA".A campanha é absolutamente positiva e se assim não fosse, não chegaria com sucesso em 49ª edição. É uma pena, porém, que tema tão importante e os de muitas outras anteriores tenham seu grito ou alcance por um período muito curto (geralmente enfatiza-se mais durante o período quaresmal), com pouco eco durante todo ano. Em outras palavras, esquece-se rapidamente os temas ou discussões que a campanha suscita ou provoca. É só perguntar a alguém quais foram os temas ou lemas das campanhas anteriores, que tal colocação será verificada. Se alguma sugestão fosse pedida, diria que a campanha deveria se basear numa prioridade trienal e durante tais anos haveria trabalhos e cobranças de resultados concretos das pessoas ou autoridades competentes.
Com relação à proposta da Campanha deste ano, não resta dúvida nenhuma de que o assunto é providencial e mais do que nunca, está acontecendo no momento certo. Quando há saúde, há uma das graças mais preciosas que Deus pode conceder a alguém. Quando há enfermidade, o jeito é procurar recursos para a cura, pois o próprio Deus capacitou o homem para isso. Ao lado dos recursos espirituais, os recursos humanos devem atender às necessidades dos enfermos, proporcionando-lhes o reestabelecimento necessário.
Infelizmente, na maioria dos casos, o atendimento na Saúde Pública deixa a desejar. O Sistema de saúde está na UTI e se depender de quem está no poder, não há previsão de melhoras.
Já que o objetivo da Campanha é provocar profundas reflexões, para provocar a viabilidade da mesma, a seguinte reflexão não pode passar despercebida: não temos no Brasil uma Saúde Pública baseada numa política cristã (a de acordo com o Evangelho de Jesus). Por outro lado não podemos negar que em todo o Brasil temos "cristãos" ( até mesmo clérigos ou religiosos), que assumem cargos importantíssimos ligados à saúde: Ministérios, Secretarias, Direção de hospitais, Diretores clínicos, Chefes de enfermagens e muitos outros cargos. Isto prova que, mais do que os problemas, a SOLUÇÃO está em nossas mãos, nas mãos de muitos cristãos ou daqueles que se dizem cristãos. Então por que não muda? Será que está faltando testemunho verdadeiro? Que tipo de reflexão, discurso, pregação um "cristão" pode fazer durante a Campanha da Fraternidade deste ano, sendo que a solução está em suas mãos? A verdade é que alguém está sendo incoerente, omisso e enquanto isso, a pérola está sendo jogada aos porcos e como sabemos, nisso não há vontade de Deus. O fato de não ser da vontade de Deus faz com que epidemias,descasos,sofrimentos...tomem conta do ser humano, impedindo-o de ser saudável e feliz como Deus o criou para que assim o fosse.
Solução?: Vivência cristã (testemunho), coerência e vivência crítica diante da lastimável situação da saúde no Brasil; Isso por parte de todos e principalmente por parte daqueles que se dizem cristãos e estão diretamente responsáveis pela Saúde Pública, seja em âmbito Federal, Estadual ou Municipal.

3 comentários:

betosilva disse...

Paz e bem, Amigo!
Belíssima reflexão!
Estou de acordo com a proposta trienal, mas enquanto isso, deveríamos nos mobilizar, buscando conhecer os membros do Conselho Municipal de Saúde e as atribuições a ele confiadas, dentre outras iniciativas populares que proporcionem políticas públicas visando melhorias no âmbito da saúde de toda a população. Abraço. Beto.

Anônimo disse...

Muito obrigado Beto. Também concordo com a mobilização para que conheçamos o Conselho Municipal da Saúde. Abração!

Bárbara Stuhr Dos Santos Lopes disse...

Obrigada pelo comentario no meu blogger eu me sinto honrada por receber elogios seus pois é um verdadeiro poeta ninguém chega aos seus pés, quero ser igual a você nada diferente pois é em você que me espelho para minhas escolhas certas na vida ...